Mobilidade do Mondego

Sistema de Mobilidade do Mondego



O Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) pretende garantir e melhorar as condições de mobilidade na ligação entre os concelhos de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã. Depois de mais de duas décadas com avanços e recuos, o até então previsto metropolitano de superfície será substituído por um sistema de autocarros elétricos numa Solução de BRT – com a designação de Metrobus.

A concretização desta solução traduzir-se-á, seguramente, em alterações significativas aos padrões de mobilidade, com implicações profundas no sistema de transportes da cidade de Coimbra e de toda a região envolvente, pelo que a Comissão de Especialização em Transportes e Vias de Comunicação da Ordem dos Engenheiros (CETVC-OE) promoveu esta ação de apresentação do respetivo projeto nas suas vertentes de conceção, operação e intermodalidade, procurando uma visão sistémica, das consequências e "perturbações” introduzidas por este importante sistema de mobilidade.

Pretendeu-se com esta ação ficar a conhecer todos os pressupostos que levaram à adoção desta solução e eventuais desenvolvimentos futuros contando-se, para o efeito, com a presença da entidade responsável pelo projeto e de outras entidades interessadas e ligadas, direta ou indiretamente, às soluções desenvolvidas e às respetivas implicações e impactes, nomeadamente no que se refere à necessidade de compatibilização, organização e articulação entre os diferentes modos de transporte a operar na região, bem como ao nível das políticas de regulação do estacionamento à superfície e no tratamento dos espaços públicos pedonais e cicláveis, na zona urbana. Está em causa a salvaguarda de uma mobilidade de qualidade, integrada e inclusiva, dirigida a todos os cidadãos.

Na sequência destas intervenções, a sessão contou com a participação de três especialistas, designados pela Especialização de Transportes e Vias de Comunicação, aos quais coube fazer uma análise crítica e comentários às principais linhas de intervenção identificadas no projeto.










Parceiros Institucionais