#2 Captura e Sequestro de CO2

A Ordem dos Engenheiros, em articulação com os seus Colégios de Especialidade e Comissões de Especialização, organiza um ciclo de webinars que tem por objetivo continuar a assegurar aos seus membros ações formativas de elevado valor no atual contexto de pandemia.

A segunda destas iniciativas abordou o tema "Captura e Sequestro de CO2" e decorreu no dia 29 de abril, entre as 15h00 e as 16h00, com a participação de João Pereira Gomes, Professor Coordenador da Área Departamental de Engenharia Química do ISEL, membro do Conselho Científico e responsável da linha Riscos Naturais e Tecnológicos do CERENA – Centro de Recursos Naturais e Ambiente da Universidade de Lisboa e Membro Conselheiro da OE.

A Ordem dos Engenheiros (OE) tem, de uma forma consistente, demonstrado preocupação com o ambiente e as alterações climáticas ao declarar 2018 como o "Ano OE das Alterações Climáticas”, 2019 como o "Ano OE da Economia Circular – Eficiência Material”, e ao dedicar 2020 à "Economia Circular – Eficiência Hídrica. Além disso, subscreveu a Declaração da Federação Mundial de Associações Profissionais de Engenharia (World Federation of Engineering Organizations – WFEO), sobre Emergência Climática.

Este webinar insere-se nesta temática: fez-se o enquadramento do problema das emissões de CO2, onde foram passadas em revista as principais tecnologias químicas já disponíveis e em desenvolvimento para se fazer a captura de CO2 a partir de fontes emissoras industriais, assim como as alternativas de sequestro por forma a reduzir o teor deste gás com efeito de estufa na atmosfera.

O evento foi moderado pelo Presidente do Conselho Nacional de Colégio de Engenharia Química e Biológica da Ordem dos Engenheiros.

Parceiros Institucionais