#3 Extração com CO2 supercrítico

A extração com CO₂ supercrítico ao serviço da valorização de subprodutos agroalimentares e florestais



A Ordem dos Engenheiros organizou o terceiro webinar do ciclo #JuntosFicamosemcasa em articulação com o seu Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Química e Biológica.

A tecnologia de extração com CO2  supercrítico vive uma fase de expansão, em virtude dos novos paradigmas da biorrefinaria e economia circular, nos quais tem sido aplicada a recursos vegetais, incluindo resíduos e subprodutos agroalimentares ou florestais, com vista à produção de óleos essenciais, alimentares, biocombustíveis, assim como oleorresinas ricas em compostos químicos de alto valor acrescentado, tais como terpenos ou fenólicos. Esta tecnologia foi apresentada neste Webinar, com exemplos de aplicação no contexto agroalimentar e florestal português.

Marcelo Melo, Investigador do Laboratório Associado CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, integrado na Universidade de Aveiro, foi o orador convidado, já a moderação foi conduzida por Maria Isabel Rodrigues Quintaneiro, Coordenadora do Conselho Regional do Centro do Colégio de Engenharia Química e Biológica.

Webinar transmitido através da plataforma Zoom.










Parceiros Institucionais